Criatividade na sala 3.0

02.11.16

No último dia 19, os alunos do sétimo período de Administração, da disciplina de Gestão da Inovação, participaram de uma aula especial sobre Criatividade. A aula foi realizada na Sala 3.0, um ambiente que estimula e inspira a criatividade, proporcionando a geração de um modelo mental inovativo.

O ambiente diferenciado, com layout e arquitetura pensados para estimular os integrantes das práticas e as interações com as variáveis da criatividade, foram fatores diferenciadores nos comportamentos e atitudes dos participantes presentes à aula, desenvolvida sob a orientação da Profa. Ma. Odla Albuquerque, e do monitor da disciplina, Arthur Heineck.

“Criar momentos interativos e cujos estímulos favoreçam a criatividade não é modismo ou simplesmente estratégia pedagógica contemporânea. Muitos estudos apontam que a criatividade é ampliada em ambientes que favoreçam a flexibilidade, o pensamento diferenciado e as mudanças de atitudes frente às situações corriqueiras. Desse modo, o resultado pretendido é que o ser humano apresente comportamentos divergentes, autônomos e não lineares, o que no uso da linguagem comum denominamos ‘pensar fora da caixa’”, explicou a professora Odla Albuquerque.

Segundo o monitor da disciplina, a dinâmica trabalhada durante a aula colocou os alunos em um ambiente de construção conjunta e os desafiou nos elementos relacionados ao planejamento, execução e liderança. O pouco tempo e a escassez de recursos foram pensados de modo a estimular os participantes da prática a fazerem uso de soluções criativas, sem perder de vista a cientificidade e a sistemática próprias das metodologias aprendidas no curso de Administração.