Conferência de Lançamento da Operação Férias

15.06.12

O Grupo de Extensão da UNDB \"Consumidor Cidadão\" promoveu, na última quarta-feira (13/6) no Teatro Maria Izabel Rodrigues, em parceria com o Procon-MA, a Conferência de Lançamento da Operação Férias.
Durante a Conferência, os participantes receberam orientações de representantes do PROCON-MA, Vigilância Sanitária, INMEQ-MA (Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão) e Secretaria Municipal da Fazenda (SEMFAZ).
A OperaçãoFérias é uma atividade coordenada pelo Procon-MA que vai articular a ação unificada dos vários órgãos e agentes de fiscalização. A Operação consiste em uma ação planejada pela Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor com o intuito de dialogar com fornecedores e consumidores, conscientizando-os sobre seus direitos e deveres, esclarecendo o papel dos órgãos responsáveis pela tutela dos consumidores, viabilizando a adequação das condutas dos fornecedores à legislação vigente, tendo como meta principal promover a melhoria da qualidade da prestação dos serviços ligados ao ramo do entretenimento em São Luis durante o período das férias.
O evento é a culminância do I Encontro sobre Relações de Consumo no Acesso a Lazer e Cultura, realizado pelo Grupo de Extensão Consumidor Cidadão da UNDB, que aconteceu em maio, com a colaboração do Procon-MA. Na ocasião, foram debatidas as principais violações às normas de defesa do consumidor praticadas por bares, restaurantes, casas de espetáculos, teatros e outros estabelecimentos do ramo do entretenimento de nossa cidade.
A Operação Férias do PROCON terá o acompanhamento dos alunos da UNDB em suas duas fases. A primeira consiste na blitz pedagógica aos estabelecimentos para advertir e orientar sobre possíveis irregularidades; e a segunda fase tem finalidade efetiva de fiscalizar, aplicar multas e outras sanções aos estabelecimentos que estejam irregulares.