Competição de Concreto Colorido de Alta Resistência

19.05.15

No último dia 12 de maio a Coordenação do Curso de Engenharia Civil promoveu a I Competição de Concreto Colorido de Alta Resistência da UNDB, com o objetivo de capacitar e motivar os estudantes da UNDB a participarem do concurso técnico do IBRACON "Concreto Colorido de Alta Resistência" (COCAR 2015).
Promovida pelo Prof. Me. Vito Alencar a atividade, referente ao paper da disciplina: Materiais de Construção Civil 1, consistiu em moldar corpos de prova cilíndricos (10x20cm), usando concreto colorido, que apresentassem a capacidade de atingir altas resistências no ensaio de compressão, atendendo ao regulamento da competição.
Para tanto alunos do 5º período de Engenharia Civil foram divididos em equipes de até 3 participantes. Assim participaram da competição 45 alunos divididos em 13 equipes/países, sendo elas: Alemanha, Bélgica, Canadá, Coreia, Iraque, Jamaica, Japão, México, Polônia, Portugal, Rússia, Suriname e Uganda.
Os coeficientes avaliativos da competição consistiam em: avaliar a cor dos corpos de prova de forma comparativa, sendo atribuído a cada corpo de prova um coeficiente de cor, posteriormente os corpos de prova foram levados pelas equipes ao Laboratório de Concreto da UNDB, para o teste de resistência, feito com auxílio da prensa. Sendo que, a avaliação quanto a intensidade da cor foi realizada por uma Comissão Julgadora (formada pelos professores: Marcio Smith (Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNDB), Patricia Martins e Vito Alencar). Durante a competição foram realizados os ensaios de compressão e a nota final foi calculada considerando a resistência e a nota da cor.
Sagraram-se campeãs as equipes, em 1º e 2º lugar, respectivamente: Polônia, formada pelos acadêmicos: André Luís, Karollynne Pontes e Maurício; e Rússia, formada pelas acadêmicas: Daniela, Rafaela e Renata. Como premiação as equipes vencedoras receberam exemplares do livro "Durabilidade de Concreto" e exemplares dos “Anais do 56° Congresso Brasileiro do Concreto”. Premiação esta doada pelo IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto.

foto[2]

Para a aluna Karollynne Pontes, a competição e a vitória são grandes motivadores para a participação no concurso técnico "Concreto Colorido de Alta Resistência", promovido pelo IBRACON. "Com certeza iremos participar do COCAR 2015 em Bonito-MS. Ficamos muito motivados ao longo de toda a competição, e mais ainda após vencermos com 131 MPa de resultado.", afirma ela.
Já para o aluno João Marques, membro da equipe “Alemanha” – 3ª colocada na competição, saber do apoio do IBRACON também é um agente motivador que auxilia na procura do constante aperfeiçoamento para futuras competições. "Foi extremamente desafiador buscar mais e mais informações sobre concreto colorido de alta resistência, definir as matérias-primas e preparar o corpo de prova para a competição. É muito bom saber que o IBRACON apoia os eventos realizados em nossa Instituição."
Para o Prof. Vito Alencar a primeira edição da Competição de Concreto Colorido de Alta Resistência da UNDB foi um sucesso, não só pelo engajamento dos estudantes durante todas as etapas do desafio, mas, também pela qualidade dos materiais apresentados no desafio. "O apoio da UNDB, do IBRACON e da BRAVO foi fundamental para o sucesso do evento. Para 2016, temos a expectativa de contar com a participação de alunos de todas as Instituições do Ensino do Maranhão que possuem cursos de Arquitetura e Engenharia Civil.", concluiu Vito Alencar, Organizador do evento e Diretor Regional do IBRACON – Maranhão.