Comemorações 10 anos UNDB

16.11.12
A noite da última terça-feira (13/11) foi de grandes emoções e homenagens para diretores, professores, alunos, e funcionários da UNDB, que compareceram ao Teatro Maria Izabel Rodrigues para uma cerimônia de dupla comemoração: a celebração pelos 10 anos da UNDB e as premiações do seu V Encontro Científico.
Durante o evento, que contou com a presença da Diretora Geral da UNDB, Profa. Maria Izabel Rodrigues, a Diretora Acadêmica, Profa. Ceres Murad, e a Diretora do Conselho da IES, Profa. Elizabeth Rodrigues, foram premiadas as produções que mais se destacaram durante o concurso de pôsteres do V Encontro de Iniciação Científica e homenageados os profissionais, educadores e estudantes que também deixaram sua história e contribuíram para construir a marca UNDB.
Muitos alunos leitores frequentam a biblioteca da Instituição assiduamente, dentre eles, destaca-se a aluna do oitavo período do Curso de Direito, Rita de Cássia Ribeiro Fontenelle, que recebeu o prêmio de Aluna Leitora.
Também foram homenageados alunos e professores que se destacaram na realização de Projetos de Pesquisa. Para esta categoria foram premiados o Prof. Thiago Vieira Mathias (Curso de Direito) e a aluna Juliana Cristina dos Reis Freire (Curso de Direito).
  • Thiago Vieira Mathias de Oliveira - desenvolve o Projeto Representatividade Política no Estado do Maranhão aprovado pela FAPEMA, em 2011, com duas bolsas de pesquisa.
  • Juliana Cristina dos Reis Freire - bolsista da Fapema, desde 2011; participou de Encontros de Grupos de Pesquisa em Teoria do Direito e Direito Constitucional; apresentou e publicou trabalhos em congressos nacionais.

Pelo destaque na participação em Projetos de Extensão foram premiados: o Prof. Alfredo Barbetta (dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis) e o aluno Marcos Caminha (Curso de Direito).

• Alfredo Barbetta - desenvolve o Projeto Santo Antônio, iniciado em 2011, que visa à formação do discente a partir da sua inserção prática na área contábil e da administração e do compromisso social com a melhoria da qualidade de vida das comunidades periféricas da capital ludovicense.
  • Marcos Caminha - participou da comissão organizadora de todos os eventos produzidos na UNDB, no Curso de Direito, desde 2011. Idealizou e criou, em 2012, o espaço virtual de debates de Direito do Consumidor para os membros do grupo e interessados no facebook, um espaço de case virtual.

A Metodologia de Cases merece destaque nesta homenagem. Nesta categoria foram premiados: o Prof. Claudemir Santana (Curso de Engenharia Civil) com o trabalho Gestão dos recursos hídricos subterrâneosno município de São Luís - Análise da demanda versus consumo; e o aluno Rogério Cézar Bezerra Magalhães Júnior (Curso de Engenharia Civil).

• Claudemir Santana - desenvolveu o Case Gestão dos Recursos Hídricos Subterrâneos no Município de São Luís - Análise da demanda versus consumo de extrema pertinência social, pois discutiu o cenário atual da gestão de águas subterrâneas da ilha de São Luís.
  • Rogério César - desenvolveu uma maquete em 3D de tratamento da água do esgoto de um condomínio. Os resultados da sua pesquisa foram apresentados no IV Encontro de Iniciação Científica da UNDB, em 2011 e na SPBC, em 2012.

A UNDB promove eventos culturais de dança, exposição fotográfica, apresentações musicais e peças teatrais. Nesses eventos, percebemos os talentos de professores, alunos e funcionários no mundo artístico. Na categoria Produção Artística, foi premiado o Projeto Manhã Literária: direito e clássicos da literatura, de autoria da Profa. Marineis Merçon.

• Projeto Manhã Literária: Direito e Clássicos da Literatura - da Profa. Marineis Merçon - Reconhecer a relevância dos clássicos da literatura para as práticas de leitura e das atividades teatrais como agentes de domínio da oratória no campo do Direito e na interação social. O projeto envolve mais de 100 alunos semestralmente e foi apresentado na UEMA, UFMA, Geia, Feira do Livro. Em 2010, foi premiado pela JOEX, na UEMA, como melhor projeto cultural das IES privadas do Maranhão. Em 2012 apresentou sua X edição.

As horas dedicadas a atividade de monitoria por nossos alunos também renderam homenagens e o premiado na categoria Aluno Monitor foi o aluno do Curso de Ciências Contábeis, Anderson Fontinele de Souza.

• Anderson Fontinele de Souza - realizou monitoria nas disciplinas: Comunicação e Expressão, em 2011; Introdução à Contabilidade, em 2012. Montou grupos de estudo a fim de auxiliar os alunos nas dificuldades apresentadas no decorrer do curso. Elabora, sob a orientação dos professores, questões de revisão que são resolvidas em grupos de estudo, aos sábados.

As 03 últimas categorias condecoradas com o Prêmio UNDB 10 anos remetem à própria história da Instituição. São elas: a Funcionária mais antiga em exercício, tendo como premiada a Bibliotecária, Kássia Amorim; representando o corpo docente o Professor mais antigo em exercício, João Berto dos Santos Ferreira (Curso de Administração) e como o aluno da primeira turma de formandos da UNDB a receber o título de Mérito Acadêmico Ouro com as melhores médias, o ex-aluno Evandro Luiz Rodrigues.
E para encerrar em grande estilo a noite de premiações e homenagens o público presente foi brindado com um animado show com Pepe Jr e Banda.