UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Centro de Conciliação

19.11.13

A UNDB firma convênio com o Poder Judiciário do Maranhão para a instalação de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC´s). A criação dos Centros tem como objetivo ampliar o atendimento jurisdicional à população bem como promover sessões de conciliação e mediação.

Na IES será instalado o 14º CEJUSC, que funcionará no Núcleo de Prática Jurídica da Instituição. Com o Centro, acadêmicos e docentes poderão atuar como conciliadores promovendo a solução de conflitos por meios alternativos, não envolvendo o ajuizamento de qualquer demanda. Havendo sucesso na conciliação, os acordos são submetidos a um juiz, que os homologará, dando força de sentença.

Na ocasião da assinatura do convênio estiveram na UNDB o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Desembargador José Luiz Almeida, o Coordenador dos Centros de Solução de Conflitos, Juiz Alexandre Abreu, além do Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da UNDB, Prof. Esp. Roberto de Oliveira Almeida, e a Diretora Acadêmica da UNDB, Profa. Dra. Ceres Murad.

Para o Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da UNDB, Prof. Roberto, a criação dos centros e a descentralização dos processos é um fator positivo por diversos aspectos. “Em relação aos alunos, nos ajuda na formação de profissionais aptos a pacificar conflitos por meio da conciliação, sem envolver litígios. Para o Judiciário, é positivo na medida em que se evita o ajuizamento de ação e o congestionamento dos órgãos jurisdicionais. Para as partes, há uma solução mais célere para seus conflitos”, afirma ele.