CEDS-UNDB

17.05.13

Em solenidade ocorrida na última sexta-feira, 17 de maio, no Teatro Maria Izabel Rodrigues, foi inaugurado o Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável (CEDS-UNDB). O CEDS é um centro de pesquisa científica transdisciplinar sobre o tema Desenvolvimento Sustentável, envolvendo todas as suas dimensões – ambiental, econômica, social, cultural, tecnológica, urbanística e política – e nas suas respectivas aplicações e soluções práticas.

Durante mesa-redonda que declarou oficialmente criado e aberto o CEDS-UNDB, o Diretor do Curso de Direito da UNDB, Prof. Ney de Barros Bello Filho, discursou sobre a Portaria de implementação do Centro destacando a atividade da pesquisa científica como um dos elementos basilares do ensino superior e da vida acadêmica.

Compuseram a conferência de abertura ainda: a Dra. Lorena Saboya – Secretária Estadual Adjunta de Desenvolvimento Sustentável (representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente); o Dr. Rodrigo Maia – Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável; o Dr. Francisco Gonçalves – Presidente da Fundação Municipal de Cultura; o Prof. José Antônio – Professor de Arquitetura da UNDB e pesquisador do CEDS; a Profa. Thais Emilia Viegas – Professora de Direito Ambiental da UNDB; e o Prof. Vito Alencar – Coordenador do Curso de Engenharia da UNDB.

Coordenado pela Profa. Ma. Isabella Pearce, o CEDS tem como propósito unir os alunos, professores e profissionais, oriundo de diversas áreas do conhecimento, em projetos de pesquisa que contemplem sempre a realidade local, propondo soluções para os problemas existente na mesma. “A idealização e criação deste Centro aconteceu a partir de 4 percepções, entre elas a necessidade de analisar, refletir e traduzir o atual momento de crescimento econômico pelo qual passa o Estado do Maranhão e a cidade de São Luís em real desenvolvimento, um desenvolvimento que seja equitativo, integral e sustentável”, destacou Isabella Pearce.

Participaram ainda da cerimônia: Prof. Marcio Smith – Coordenador do Curso de Arquitetura da UNDB e pesquisador do CEDS; Profa. Amanda Thomé Travincas – Coordenadora do Curso de Direito da UNDB; Profa. Nazaré – Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da UNDB; Profa. Marineis Merçon – Assessora Pedagógica da UNDB e colaboradora do CEDS; Prof. Alfredo Barbetta – Professor da UNDB e pesquisador do CEDS; Dra. Liene Soares Pereira – Advogada representante da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MA; Vitória Colvara – Aluna da UNDB e representante do DCE, além de alunos da IES.