CEDS realiza debates sobre desenvolvimento sustentável

01.09.14

Uma árvore no pátio da UNDB que dá como frutos livros. Sim, livros de história, de Direito, Administração e ficção. Para usufruir basta pegar um e depois colocar outro no lugar, formando um ciclo de troca de conhecimento e cultura.  A Árvore Troca Troca de Livros, oficialmente inaugurada na abertura da Semana do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável – CEDS, será um dos legados do evento, que teve como proposta pensar o desenvolvimento sustentável com a participação da comunidade acadêmica da UNDB e os principais atores envolvidos nessa questão.

O estudante de Direito, Cláudio Lucas, achou ótima a iniciativa do evento, e principalmente a ideia da Árvore Troca Troca. “É interessante a proposta de trocar livros que não estão sendo usados e permitir que outras pessoas usufruam, e evitar que os livros sejam descartados, reduzindo o desperdício de papel”, ressalta o estudante.

Além da inauguração da Árvore, a Semana foi destaque pelo lançamento da Revista do CEDS, com artigos produzidos pelos alunos e professores da UNDB, com a intenção de tornar público os resultados dos projetos desenvolvidos pelo Centro.

foto[2] Durante a programação, o secretário de Meio Ambiente de São Luis, Rodrigo Maia, participou do Ciclo de Debates sobre Resíduos Sólidos juntamente com representantes da Associação de Catadores de Material Reciclável – Ascamar. Na ocasião, foi firmado o termo de parceria da Secretaria com a UNDB para que haja colaboração da instituição por meio de pesquisas que deem subsídios para o Plano Municipal de Resíduos Sólidos de São Luis.

O secretário destaca que esta será uma oportunidade para que os alunos tenham contato com iniciativas do poder público que tem impacto na sociedade.  “Temos convicção que essa parceria vai agregar muito valor devido à expertise que o CEDS já adquiriu nesse tema e isso vai ser muito importante para a consolidação do plano e realização de um trabalho tecnicamente adequado”, afirma.

Os participantes do evento também puderam discutir a geografia urbana, desigualdade social e políticas de urbanização a partir da exibição do filme Luíses, longa-metragem maranhense sobre problemas da cidade de São Luís e os seus cidadãos. Ocorreu, ainda, o lançamento do projeto de extensão Urbanismo em Debate, que trará convidados para compartilhar experiências que possam ser adaptadas no município de  São Luis. Para a coordenadora do CEDS, Isabella Pearce, o evento foi importante pela construção do diálogo com a comunidade acadêmica da UNDB e por expor as atividades realizadas pelo Centro.