Case de Português IV: O crime da Baronesa

12.05.09

Sob a Coordenação Geral da Profª. Esp. Marineis Merçon, alunos do 4° período do Curso de Direito realizaram no último sábado, dia 9, no Teatro Maria Izabel Rodrigues, ciclo de palestras e uma simulação do julgamento da Baronesa de Grajaú, crime ocorrido em 1876. Evento alusivo à culminância do Case de Português IV, do Curso, trabalho efetivado a partir da obra \"O crime da Baronesa\", de autoria do Dr. José Eulálio Figueiredo de Almeida, juiz maranhense.
Durante o ciclo de palestras, que contou com a participação especial dos professores: Dr. Sérgio Ferretti e Dra. Mundicarmo Ferretti, do Departamento de Mestrado em Ciências Sociais e Ciências Políticas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), os alunos da UNDB: Carlos Vinícius Lauande Franco (obra), Isabella Bogéa de Assis (política), Marcus Alexandre Marinho Assaiante (escravidão), Stefanie Maria Braga Abbondanza (curiosidades e considerações finais), puderam discutir sobre o impacto da acusação contra uma Baronesa na Província do Maranhão, em meados do século XIX. Além tentar expressar um pouco do clima e da tensão sociais que o crime causou na São Luís daquela época.
Na ocasião foram apresentados ainda: um vídeo produzido pelos alunos Heraldo Moraes Gouveia e Odival Quaresma Neto, apresentando o local onde a Baronesa de Grajaú morava e uma reflexão crítica acerca do papel do negro no século XIX, e uma peça teatral do julgamento da Baronesa de Grajaú. Toda a peça foi acompanhada pela Profª Angélica Vieira da Silva, regente do coral da UNDB, que emocionou o público presente.
As apresentações marcaram um momento impar para o Curso, com o envolvimento de cerca de 150 graduandos, oportunidade que os acadêmicos demonstraram mais uma vez que estão aprendendo não só as teorias do Direito, mas a arte de ler e vivenciar através do teatro aquilo que leram.
No término do evento a Dra. Mundicarmo Ferretti doou à biblioteca da UNDB o livro \"Palejança do Maranhão no séc. XIX: o processo de Amélia Rosa\".