Business Partner é tema de aula especial da Administração

03.03.15

Em um cenário em que cada vez mais as relações de trabalho e comerciais assumem contornos globalizados, o sucesso na carreira pode ter momentos cuja evolução passa por experiências construídas em outros países, em regiões com língua, culturas, tradições e costumes diferentes do seu país de origem.

Para discorrer sobre este tema, a professora do Curso de Administração, Ma. Adriana Araújo, convidou a Business Partner Melissa Barretos Lemos para contribuir de modo vivencial com os alunos do 5º período de Administração, na disciplina Administração de Recursos Humanos.

Em uma rodada de conversas desenvolvida sob medida para o público-alvo da aula, intitulada “Expatriação e a experiência em atuar com business partner em RH internacional”, a convidada Melissa Lemos – Psicóloga, pós-graduada em Gestão Empresarial pela FGV, com 15 anos de experiência em empresas privadas (AMBEV, Coca Cola, VLI e VALE)  na área de Recursos Humanos, com atuações no Brasil e Exterior (Argentina e Chile) – compartilhou com os alunos um pouco da sua experiência e momentos vivenciados no processo de adaptação e formatação da carreira do profissional expatriado.

A executiva destacou o seu trabalho com expatriação de executivos, carreiras sem fronteiras, atuação do Business Partner, diferenças culturais entre países e sua própria experiência como RH internacional.

foto[2]

A temática e os assuntos abordados durante o encontro fomentaram grande interesse nos acadêmicos. O aluno Jozerly Souza Santos Junior, por exemplo, perguntou sobre a importância de ter um plano de carreira desde a faculdade. Melissa afirmou que planejou sua carreira ainda na graduação e quando iniciou seu primeiro estágio escolheu uma pessoa inspiradora na empresa e a acompanhou. “Reconheço que é fundamental ter um mentor para conversar sobre a vida profissional e pessoal”, disse.

Outra ponderação de Melissa durante a aula diz respeito ao conhecimento do idioma inglês, que já não se configura como diferencial, mas sim, como obrigação. “A experiência em voluntariado  também contribui imensamente para a construção de uma carreira, inclusive internacional”, acrescentou.

Para os alunos do 5º período a aula especial deixou inspirações para os projetos pessoais e crescimento na carreira de cada um.