Bolsas de iniciação científica da FAPEMA

08.08.14

Assistir às aulas, fazer as atividades e estudar para a prova são tarefas comuns aos universitários. Mas, é necessário mais que isso para o crescimento do aluno enquanto profissional. É por isso que os professores da UNDB incentivam a participação dos estudantes em pesquisa científica, e nesse semestre a instituição foi contemplada com oito bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA.

No curso de Engenharia, o coordenador geral Vito Assis Alencar dos Santos teve o projeto “Utilização de fibras de coco babaçu para reforço mecânico em concreto de cimento portland”, que está sob sua orientação, aprovado com bolsa de iniciação científica para o período de um ano. O projeto surgiu pela iniciativa do aluno Anaximandro Souza, que apresentou interesse em trabalhar com essa temática, porém o acadêmico irá participar do programa do Governo Federal Ciência sem Fronteiras e, para dar continuidade ao projeto, será escolhido outro estudante de Engenharia, por meio de entrevistas e análise curricular.

O professor Vito Alencar destaca que a ideia da pesquisa é, não só melhorar a qualidade do concreto, mas dar uma destinação adequada para a fibra natural do babaçu. “A fibra é encontrada em abundância no nosso estado e estudos comprovam que ela possui características essenciais que agregam qualidade ao cimento”, explica.

A pesquisa irá incentivar o teste de hipóteses e, consequentemente, a aplicação do que foi ensinado em sala de aula. Para Vito, além das titulações que ajudam na formação e na empregabilidade, a pesquisa fornece mais conhecimento e uma visão mais crítica e aprofundada do objeto de estudo. “O que percebemos é que os alunos da UNDB que estão envolvidos com iniciação científica possuem um incremento considerável na formação acadêmica e profissional”, acrescenta.

No curso de Arquitetura e Urbanismo o projeto “Sociabilidades e Patrimônio Cultural no Bairro do Desterro” também conquistou bolsa de iniciação científica. Sob a orientação do professor César Roberto Castro Chaves, a pesquisa adquire relevância, principalmente, pelo objeto de estudo, o Desterro, bairro antigo de São Luis e que padece de infraestrutura e de equipamentos urbanos.

A pesquisa tem a intenção de melhorar a condição de vida dos moradores e até mesmo atrair mais pessoas para morar no Centro Histórico. A aluna Brenda Veneranda Fernandes Silva será a bolsista do projeto que contará também com a participação da estudante Aline Maria Marques Bezerra.

Outro projeto que está conectado com as questões de habitação na cidade de São Luis é objeto de pesquisa do Centro de Estudos e Desenvolvimento Sustentável – CEDS. Sob a orientação dos, também, professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Dra. Rose-France de Farias Panet e Me. Luiz Phelipe de C. C. Andres, a pesquisa Moradia de qualidade e o direito à cidade: investigação sobre o processo fundiário na cidade de São Luís terá como alunos bolsistas Eva Danielle Silva Pedrosa e Lohanne Caroline Correia Domingues. O objetivo principal é compreender as dinâmicas urbanas que envolvem as áreas de habitação social não regularizadas, sua dimensão sócio geográfica, seus conflitos sócio-políticos e as alternativas contemporâneas como os programas governamentais para a moradia.

No curso de Direito, o projeto “Proibição de Reversibilidade do Direito à Educação no Estado do Maranhão”, sob orientação da professora mestra Amanda Costa Thomé Travincas foi aprovado no Edital Universal da FAPEMA, e receberá auxílio para execução da pesquisa. Os projetos “Direito Fundamental à Liberdade de Cátedra no Âmbito de Cursos de Graduação de IES Privadas Sediadas em São Luis” e “Observatório de Jurisprudência em Direitos Sociais no Estado do Maranhão”, também sob orientação da professora Amanda Thomé, têm como bolsistas de iniciação científica os alunos Manuela Ithamar Lima, Ludmila Carvalho de Araújo e Lávyo Amorim Portela.

Ainda no Curso de Direito as professoras: Thais Emília Viegas e Isís Boll, orientam, respectivamente, os projetos:  “Direito Ambiental, Sociedade de Riscos e Resíduos Sólidos: os Impactos da Lei Nº 12.305/2010 no Estado do Maranhão e Sobre o Município de São Luis”, que tem como bolsistas os alunos Marcos Antônio Canário Caminha e Themis Adriana Costa Araújo; e “Alienação Parental: um Levantamento na Comunidade Jurídica Ludovicense sobre a Discussão da Alienação Parental nos Processos que Envolvem Relações Familiares” que será desenvolvido com a aluna Maira Lopes de Castro.