BASF é alvo de análise no CASE de Administração de Recursos Humanos

16.06.15

O case da disciplina de Administração de RH deste semestre teve como objetivo analisar o modelo de Consultoria Interna de Recursos Humanos a partir de uma organização que é referência no Brasil neste processo.
A BASF, empresa alemã atuante no setor químico como líder mundial, implantou o processo de Consultoria Interna de RH desde 1995. Como premissa de implantação do modelo considera-se que o consultor tem que ter um conhecimento multifuncional das atividades de Recursos Humanos e deve prestar uma assessoria global à sua área interna, o cliente interno. Para se chegar a esse estágio foi preciso passar por várias etapas.
E para conhecer um pouco mais sobre o tema do case, a Profa. Ma. Adriana Araújo e os alunos do 5º período tiveram a honra de contar com o executivo responsável pela implantação e evolução do modelo de 1995 até 2014, Wagner Brunini, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Basf para América do Sul.
Brunini, esteve em São Luís no mês de março para palestra no VII Congresso de Gestão de Pessoas do Maranhão e nesta ocasião concedeu entrevista à professora e aos alunos do quinto período, Jozerly Santos Júnior e Jose Victor Spindola e à Maíra Lopes que está desenvolvendo trabalho de conclusão de curso com o tema de Consultoria Interna de RH, sob a orientação da professora.
O executivo relatou que a primeira fase da implantação foi a preparação dos gerentes para o papel de gestor de Recursos Humanos, tendo no Consultor um apoio para realizar este trabalho.
Disse ainda que, para atender à grande demanda de uma empresa do porte da Basf, era fundamental que o setor de Recursos Humanos intensificasse o atendimento das necessidades das áreas, mediante respostas rápidas, superando as expectativas dos clientes internos. Foi nesse contexto que a Consultoria Interna em RH foi implantada.  Para cada unidade fabril foi designado um Gerente de RH e quatro Consultores, que passaram a atuar de forma multifuncional. Cada um responde, por exemplo, por treinamento, salários, benefícios e seleção, junto a sua área-cliente.
Além de conceder a entrevista presencialmente, Brunini ainda gravou um self-vídeo que foi transmitido via sistema de Apple Tv existente em sala de aula. Tanto na entrevista quanto no vídeo o executivo reforçou a importância do futuro administrador decidir-se por atuar nas áreas de RH existentes nas organizações. Sem dúvida a análise do case tornou-se mais enriquecida com a participação direta do executivo junto aos alunos.
Para agradecer pelos esclarecimentos e conhecimentos repassados por Brunini, os alunos gravaram um vídeo que fora encaminhado posteriormente ao executivo, pela Profa. Ma. Adriana Araújo.