Aula magna debate: relações de trabalho e a coisificação humana

08.08.14

A exploração das relações de trabalho leva a práticas ilegais, ocasiona a precarização das estruturas produtivas e por consequência a coisificação do homem. Como o direito pode combater tais práticas e garantir a dignidade humana foram questões discutidas na aula magna do Curso de Direito da UNDB que aconteceu nesta quarta, 06, no Teatro Maria Izabel Rodrigues.

Na presença de calouros, veteranos e professores do curso, os palestrantes: Dra. Carla Regina Assunção, o mestre Antonio Nunes, o advogado Nonato Masson Mendes e o professor e mestre em psicologia Moacir Col Debella, debateram, sob a mediação do Prof. Me. Daniel Almeida Rodrigues, o tema Relações de Trabalho, Direito e o combate à Coisificação Humana.

O mestre Antonio Nunes explicou sobre o desenvolvimento do direito do trabalho e das relações produtivas ao longo da história. A Dra. Carla Regina expôs sobre a reestruturação produtiva e as relações de trabalho baseada em pesquisas sobre as condições de trabalho na indústria automobilística. O advogado Nonato Masson, co-autor do “Atlas Político Jurídico do Trabalho Escravo”, destacou as relações de exploração presentes na cadeia produtiva do trabalho. O psicólogo e professor da UNDB, Moacir Col Debella explanou sobre os aspectos psicológicos e inerentes a natureza humana que participam da construção das relações entre empregado e empregador.

Liana Alves, aluna do 2º período de Direito, acredita que a aula magna acrescenta ao que é ensinado em sala de aula. “Acho válido também a presença de palestrantes de fora da Instituição”, acrescenta a aluna.   Para o estudante Ricardo Pestana, do 5º período do curso, o tema foi o grande destaque do debate. “A proposta da aula magna traz temas relevantes não só para os calouros, mas para os veteranos que conhecem novas ideias”, destaca. No fim do debate, os alunos e professores puderam fazer perguntas e observações sobre o assunto.

Na ocasião os melhores alunos do simulado realizado pela Coordenação do Curso receberam a premiação da Coordenadora do Curso de Direito, Ísis Boll. Os alunos Anne Caroline Campos, primeiro lugar, Helio Costa Nascimento, segundo colocado, Julio Cesar Costa, terceiro colocado e Débora Costa Sousa, quarta colocada, receberam os livros: Curso de Direito Processual Penal (Nestor Tavora e Rosmar Rodrigues), Curso de Direito Constitucional (de Bernardo Gonçalves Fernandes), Súmulas do STF: organizadas por assunto, anotadas e comentadas (Roberval Rocha Ferreira Filho, Albino Carlos Martins Vieira, Mauro José Gomes da Costa) e Súmulas do STJ: organizadas por assunto, anotadas e comentadas (Roberval Rocha Ferreira Filho, Albino Carlos Martins Vieira, Mauro José Gomes da Costa).