Aproximação da academia com o setor produtivo

29.05.17

No dia 09 de maio, alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação da UNDB visitaram a Vale, sob a supervisão do Prof. Pedro Henrique Gomes, e recepcionados pela colaboradora Angelina Leite, responsável pela condução da visita na empresa.

O objetivo de ações como as visitas técnicas promovidas pela instituição é aproximar a academia do setor produtivo e ampliar o olhar dos estudantes e futuros profissionais para as reais necessidades do mercado.

Quanto ao alinhamento científico, a visita se propôs a reforçar a compreensão dos alunos quanto aos componentes de um Sistema de Informação (organização, tecnologia e pessoas). Outro aspecto foi a percepção dos participantes deste momento quanto à importância do controle e a melhoria contínua dos processos de uma grande organização como a Vale.

Os alunos foram informados de modo detalhado quanto aos processos de transporte, armazenamento temporário e embarque dos minérios produzidos pela companhia. No centro de controle foi demonstrado o painel em que os profissionais monitoram toda a movimentação e planejamento de viagens dos trens de carga. Também foi possível observar os monitores em que são controladas as atividades portuárias.

Angelina Leite, em resposta aos questionamentos dos alunos, explicou que a Vale, assim como as empresas que pretendem ser competitivas, buscam profissionais que possuam características diferenciadas, dentre elas: habilidade para trabalhar em equipe, domínio de outros idiomas e boa comunicação oral e escrita, além de atitudes e comportamentos proativos e inovadores.