Amistad no 30º Direito em Cartaz

04.09.12
No sábado, 01/9, o Projeto Direito em Cartaz exibiu \"Amistad\", filme de Steven Spielberg que trata sobre liberdade e justiça no contexto da luta abolicionista na América do Norte do século XIX.
Os acadêmicos do Curso de Direito puderam participar de um enriquecedor debate que versou sobre o relato verídico de um grupo de escravos africanos que, a bordo do navio negreiro \"La Amistad\", iniciam uma rebelião e matam a tripulação do navio. Chegando à costa dos Estados Unidos, são capturados e levados a julgamento, iniciando-se aí um embate entre grupos escravocratas e grupos abolicionistas. No decorrer da trama e do julgamento do caso, aspectos do sistema político e jurídico dos Estados Unidos, são revelados e repensados segundo o princípio máximo de que a liberdade faz parte da essência humana.
A análise, sob o comando da Profa. Isabella Pearce, Doutoranda em Direito Público pela Universidade de Coimbra (Portugal); e Professora de Direito na UNDB, como de praxe, contou com a intensa participação dos estudantes na discussão.