Amistad

01.09.12

Neste sábado, 01 de setembro, o Projeto Direito em Cartaz exibe \"Amistad\", aclamado filme de Steven Spielberg que trata sobre liberdade e justiça no contexto da luta abolicionista na América do Norte do século XIX.
A análise, que acontecerá no Teatro Maria Izabel Rodrigues, às 9h, contará com a contribuição da professora: Isabella Pearce, Doutoranda em Direito Público pela Universidade de Coimbra (Portugal); Mestre em Direito Constitucional/Ambiental pela mesma Universidade, com estudos complementares na Université de Strasbourg (França); Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí - UFPI; e Professora de Direito na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.

Amistad:
Amistad é um aclamado e emocionante filme que retrata a história verídica de um grupo de escravos africanos que, a bordo do navio negreiro \"La Amistad\", iniciam uma rebelião e matam a tripulação do navio. Dias depois chegam à costa dos Estados Unidos, onde são capturados e levados a julgamento. Inicia-se aí um embate entre grupos escravocratas, que pugnam pela punição dos africanos, e grupos abolicionistas, que assumem a defesa dos mesmos e vêem no caso um grande potencial simbólico para a luta abolicionista. No decorrer da trama e do julgamento do caso, aspectos do sistema político e jurídico dos Estados Unidos, recentemente independentes e na iminência de uma guerra civil, são revelados e repensados segundo o princípio máximo de que a liberdade faz parte da essência humana.

• Título Original: Amistad;
  • Direção: Steven Spielberg;