Alunos de Produção visitam unidade do SENAI-MA

06.03.15

Com o objetivo de conhecer mais a fundo os processos de fabricação mecânica, alunos do Curso de Engenharia de Produção da UNDB visitaram, recentemente, a Unidade do SENAI-MA localizada no bairro do Gapara, em São Luís.

Durante a visita técnica, organizada pelo professor Marcelo Cabeça e acompanhada pelos instrutores do SENAI, os estudantes ouviram atentamente os esclarecimentos, repassados pelo Gerente da Unidade – Sr. Taici Gameiro, sobre o trabalho desenvolvido pela empresa, nacionalmente e regionalmente. Após este primeiro momento os instrutores falaram sobre os processos de soldagem, ajustagem e usinagem.

Dentre outras informações os profissionais comentaram, por exemplo, que após a fabricação de uma peça, algumas vezes é necessário fazer alguns ajustes finais. Neste contexto o instrutor do SENAI comentou sobre o processo de ajustagem, que pode ser considerado um processo simples, consistindo em retirar parte do material, utilizando para isto instrumentos de medição e empregando ferramentas comuns de oficina. Algumas dessas ferramentas foram, inclusive, apresentadas e explicadas suas utilidades aos acadêmicos. Durante a apresentação vários estudantes participaram de uma demonstração prática de leitura de paquímetro, esquadramento, serramento manual e limagem.

Já no procedimento de usinagem foi apresentado o processo de torneamento a qual baseia-se no movimento de uma peça em torno do seu próprio eixo, permitindo-se trabalhar, por exemplo, peças cilíndricas que movem-se a uma rotação uniforme e selecionada conforme as variáveis de trabalho. Ainda sob a orientação do instrutor Nelson, que expôs o processo, alguns alunos puderam experimentar e controlar uma máquina-ferramenta executando uma operação de usinagem em uma peça cilíndrica – desbastando e/ou faceando.

Por fim, os alunos conheceram os processos de corte oxi-acetileno e solda por eletrodo revestido. No processo de corte o instrutor demonstrou o uso de dispositivo chamado “tartaruga” efetuando a separação de uma chapa metálica. Já no processo de solda foram apresentados todos os dispositivos do equipamento que permitem desenvolver a prática de soldagem, alertando, inclusive, sobre o uso de equipamentos e procedimentos de segurança, que permitem o exercício seguro da atividade.

foto[2]

Também nesta apresentação os alunos foram convidados conhecer na prática tudo que fora exposto pelo instrutor responsável. Eles efetuaram a abertura do arco elétrico, onde puderam visualizar a “poça de fusão” e em seguida realizaram alguns “cordões de solda” em chapas metálicas.

A atividade teve como objetivo oportunizar aos acadêmicos a vivência e prática destes tipos de processos de fabricação, objetivos estes plenamente alcançados segundo o professor Marcelo Cabeça. “Será um divisor durante a vida profissional destes alunos, tenho plena convicção. Mais uma vez a UNDB e a Coordenação de Engenharia demonstram alinhamento na busca para atender e superar as demandas dos nossos alunos”, afirma Marcelo.

Para o aluno do 7º período do Curso, Luciano, a UNDB está de parabéns e a iniciativa em promover a interação entre a IES e o SENAI foi excelente. “Para os futuros jovens engenheiros foi uma oportunidade única em estar num ambiente muito parecido com o fabril, onde foi possível conhecer ferramentas, máquinas, equipamentos e processos que, de alguma forma, fazem parte do sistema produtivo de uma empresa”, disse ele.

Já a aluna Karina Nagle afirma que a inter-relação entre a UNDB e o SENAI traz ganhos significativos aos acadêmicos. “Na visita técnica realizada, podemos interagir com equipamentos industriais, unindo o que aprendemos na teoria com a prática, fazendo com que nosso conhecimento seja bem mais amplo diante do que precisamos de fato aprender. A empolgação dos alunos, diante das atividades práticas, é notável e sempre muito proveitosa, assim, o objetivo da mesma é alcançado”, conclui ela.