Alunos de ADM realizam visita técnica ao PROCON-MA

19.04.16

Com o propósito de aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes que se preparam para ingressar no mercado de trabalho, a Coordenação de Administração realizou uma visita técnica, no último dia 15 de abril, com os acadêmicos do 5º e 6º períodos, sob a Coordenação da Prof. Esp. em Gestão Pública Rosimary Carneiro Sousa, que ministra a disciplina Introdução à Administração Pública.

O principal objetivo da visita foi proporcionar aos estudantes uma visão técnica da eficiência da gestão pública no Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon - MA), sob a administração do diretor presidente Duarte Junior, que vem desenvolvendo um trabalho atuante e  tem alcançado ótimos resultados.

A visita técnica ao PROCON-MA, que agora responde como Autarquia, desde o Projeto de Lei nº 172/2015, contou com esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido no Órgão. Os alunos, acompanhados pela servidora Karen Duailibe Mendonça Baluz, funcionária do Gabinete da Presidência, puderam visitar todos os setores do Órgão, onde foram recebidos pelos supervisores e coordenadores de cada área, possibilitando a interação dos acadêmicos com o funcionamento dos departamentos de: Atendimento a reclamações, Suporte Tecnológico, Fiscalização, Comunicação, Financeiro, Orçamento e Presidência.

Também foram evidenciados os processos que norteiam o órgão para uma visão gerencial aplicada à Gestão Pública.

Ao final da visita, o presidente do PROCON-MA, Duarte Junior, explanou sobre os desafios enfrentados na atual gestão. Falou também sobre as metas e os objetivos traçados, controle de cada meta e a importância de primar pela eficiência na realização do seu trabalho, além de mostrar resultados positivos quanto à redução de custos e aumento de arrecadação aos cofres públicos.

Os alunos puderam acompanhar na prática, os vários conteúdos abordados em sala de aula, como: A aplicação dos princípios da Administração Pública (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência); o processo de contratação do Órgão, através do procedimento de Licitações Públicas; a aplicação do poder de polícia exercido pelo PROCON; a eficiência da administração gerencial na gestão pública; e o processo de pagamento realizado pelo setor Orçamentário e Financeiro, ressaltando o uso do SIAFEM - Sistema de Administração Financeira de Estados e Municípios.

Interessados e motivados em aprender, os alunos tiraram dúvidas e surpreenderam-se com a forma como é conduzida a atual gestão. Puderam assim, observar que é possível ter uma gestão pública eficiente voltada para o atendimento do interesse público e alcançando resultados satisfatórios.