Alunos de ADM da UNDB visitam a sede da CEMAR

21.11.14

No dia 12 de novembro de 2014 acadêmicos do Curso de Administração da UNDB visitaram as instalações administrativas das Centrais Elétricas do Maranhão – CEMAR, a atividade capitaneada pela Profa. Mestranda Odla Albuquerque, buscou vivenciar na prática conceitos adquiridos nas disciplinas de Introdução ao Marketing e Gerência de Produtos e Distribuição, ministradas pela docente.

A visita serviu ainda, para que os visitantes conhecessem as rotinas, o modelo de gestão adotado e as diversas mudanças e revitalização da cultura pelas quais a empresa passou desde a sua condição de empresa estatal para organização privada, com fins lucrativos.

Conhecer o modelo de endomarketing adotado pela CEMAR foi um diferencial nos conteúdos trabalhados durante esta visita técnica, uma vez que os alunos puderam ver, na prática, como esta estratégia de marketing fortalece o engajamento de seus colaboradores resultando em ações positivas que geram um clima organizacional positivo, permitindo assim que o colaborador sinta-se tão importante para a empresa quanto o seu cliente externo.

Focar neste modelo de excelência no ambiente interno e em outras variáveis direcionadas para a gestão de pessoas a exemplo de mapeamento de sucessores, plano de desenvolvimento, carreira e remuneração, bem como o espaço Energizar, o qual é equipado com restaurante, lan house e salas de jogos e descanso para os seus colaboradores permitiu que a CEMAR pontuasse na lista das melhores empresas para se trabalhar no Brasil (http://www.cemar-ma.com.br/).

Ações como estas não apenas corroboram os aspectos de excelência nas práticas de recursos humanos, como também fortalecem a importância do endomarekting como ferramenta `meio` para os demais processos de gestão da empresa.