Alunos da UNDB realizam visita técnica à SEPLAN

06.06.15

Como parte do aprendizado da disciplina Introdução à Administração Pública, os estudantes do curso de Administração da UNDB visitaram a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de São Luís – SEPLAN.
Durante a visita, os alunos compreenderam o ordenamento e a estrutura da Secretaria, cujo funcionamento e operacionalização conta com o suporte das unidades – Secretaria Adjunta de Planejamento e Orçamento – SEAPO, que planeja as políticas públicas e o uso do orçamento público; Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Sustentável – SADES, que cuida da elaboração e aplicação de políticas de geração de riqueza e ambiência de negócios e da relação poder público e iniciativa privada; e a Escola Municipal de Governo, que cuida do processo de desenvolvimento continuado dos servidores públicos.

foto[2]

Sob a orientação do Prof. Pablo Rebouças, os alunos que participaram da visita foram recebidos pelo Secretário Adjunto, Raimundo Nonato Fernandes e os superintendentes: Maristela Araújo e Danilo Pereira, que apresentaram os projetos desenvolvidos nas áreas de Planejamento e Desenvolvimento, especialmente sobre o diagnóstico de São Luís que serviu de base para o desenvolvimento do Plano Plurianual – PPA (2013-2017) e que também contribuiu para a composição da LOA e LDO.
Também foram evidenciados os trabalhos de concepção da política de ambiência de negócios, baseado em incentivos e reduções fiscais para mais de 300 atividades econômicas, que terá como contrapartida a ocupação, conservação e preservação dos imóveis da Zona de Patrimônio Histórico, a partir das atividades econômicas ali desenvolvidas.