Alunas de Direito publicam artigo em obra coletiva

11.05.12

As acadêmicas do 6º período do Curso de Direito, Deyse Filgueiras Batista e Juliana Cristina dos Reis Freire, orientadas pelo professor Thiago Vieira Mathias de Oliveira, publicaram capítulo em obra coletiva intitulada \"Desafios da Constituição. Democracia e Estado no Século XXI\", organizada pelos professores Flávia Martins de Carvalho e José Ribas Vieira e editada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com apoio financeiro da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
A publicação resultou da participação das acadêmicas no III Fórum de Grupos de Pesquisa em Direito Constitucional e Teoria do Direito do Estado do Rio de Janeiro ocorrido em outubro de 2011. Na ocasião, em única representação do Maranhão e do Nordeste no evento carioca, as alunas comunicaram seus resumos expandidos aos participantes do evento. Desse resumo inicial resultou o artigo \"Pacto federativo e autonomia municipal: análise da representação dos municípios diante da atuação do Senado Federal\".
O professor Thiago ressaltou a importância da publicação, em especial para as alunas, \"O trabalho publicado resulta de meses de pesquisa desenvolvida no interior do projeto de pesquisa ´Exercício da soberania popular no Estado Democrático de Direito a partir da análise da atividade legislativa na região metropolitana da cidade de São Luís-MA´ por mim coordenado e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Isso comprova que o ensino superior na área jurídica pode se desenvolver em um ambiente de pesquisa, mesmo longe dos grandes centros e no âmbito de uma instituição particular\".
A publicação ressalta o enriquecimento da formação acadêmica dos alunos da UNDB.