ALUMAR recebe alunos de Engenharia de Produção

17.10.12
Com foco na interdisciplinaridade da grade do curso alunos do Curso de Engenharia de Produção realizaram visita técnica à planta do Consórcio de Alumínio do Maranhão - ALUMAR. Durante a visita estudantes dos 5º, 7º e 8º períodos conheceram as áreas de Redução, Refinaria e Porto/Retro-porto da instituição.
A atividade, orientada pelo Prof. George Hebert, teve como objetivos aprofundar conhecimentos como: a visão de controle de processos com utilização dos conceitos do ABS (TPS); a discussão a respeito dos padrões de controle da qualidade de produtos (lingotes e alumina) para atender aos requisitos dos clientes; a Universalização dos objetivos estratégicos e táticos, aliados às metas operacionais demonstrados nos quadros de DMS (Daily Management System) do Porto/Retro-porto; dentre outros.
Para o aluno do 8º período, Eduardo Venâncio, a visita foi uma excelente oportunidade de visualizar na prática as teorias vistas em sala de aula Na Alumar pudemos conhecer bem de perto o equipamento (compressor de ar) que é o objeto de estudo e análise do case proposto. Podemos observar o equipamento em operação, seus componentes e sanar nossas dúvidas em relação a sua manutenção com o responsável técnico do fabricante do equipamento. Por essa razão, nosso case ficou muito mais rico e prazeroso em ser analisado pelos futuros engenheiros da UNDB. Não tenho dúvidas que foi um momento marcante e inusitado. Oportunidades como essas são um exemplo a ser seguido.