Administração na ALUMAR

22.04.14

No último dia 16/04, os alunos do curso de Administração da UNDB visitaram a sede da ALUMAR e puderam conhecer um pouco mais sobre um dos maiores complexos de produção de alumínio primário e alumina do mundo.

A visita teve como objetivo aproximar o aluno das práticas administrativas muitas vezes discutidas em sala de aula. Acompanhados do professor Diogo Moura, Coordenador do Curso, e pelos professores Thiago Ferreira e Edwige Pires, os alunos conheceram vários núcleos do organograma da ALUMAR, bem como os processos e projetos da Instituição.

A iniciativa de visitar a ALUMAR se deu pela importância da instituição para o mercado maranhense. O Consórcio de Alumínio do Maranhão, inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, BHP Billiton e Rio Tinto Alcan. Ela estrutura o seu modelo de negócios apoiada no conceito de sustentabilidade, incorporando em seu dia-a-dia critérios que asseguram o sucesso econômico, preservação ambiental e a responsabilidade social.  Um dos pilares desse modelo é o Sistema de Gestão da Alcoa (ABS) que busca a melhoria contínua na qualidade do sistema produtivo: diminuindo custos, reduzindo tempo de produção e melhorando as condições de saúde, segurança e meio ambiente no local de trabalho.

foto[2] O Consórcio conta hoje com 90% de funcionários maranhenses e centenas de fornecedores locais, com uma produção que bate recordes a cada ano. Atualmente, a área da Redução tem capacidade de produzir 445.000 toneladas de Alumínio e a Refinaria da fábrica tem capacidade para produzir 3.500.00 toneladas de Alumina.

No Parque Ambiental da Alumar, os alunos conhecerem um pouco mais da história da instituição e como funciona a rotina de alguns dos seus setores. Logo em seguida, os estudantes prosseguiram para uma visita às instalações do Porto, Redução e Refinaria.