Acolhimento ao calouro e Aula Magna

03.08.13

Para recepcionar os novos alunos do Curso de Direito a Coordenação do Curso promove todo início de semestre a “Semana de Acolhimento ao Calouro”. E no segundo semestre de 2013 o evento reuniu profissionais e acadêmicos em palestras, bate-papos e oficinas que fomentaram conhecimento e troca de experiências.

Em um primeiro momento a Coordenadora do Curso de Direito, Amanda Thomé, apresentou aos estudantes a estrutura do curso, bem como os procedimentos institucionais adotados na UNDB.

Por meio das palestras: “Carreiras Jurídicas”, “Normalização e a vida acadêmica” e “Ensino Superior em Construção”, os alunos tiveram contato com professores e profissionais que relataram algumas de suas experiências e explicaram, em termos gerais, algumas das situações com as quais os acadêmicos vão se deparar no ambiente profissional.

Durante a Semana foram ministradas as oficinas: “PAJUP – Programa de Assessoria Jurídica Popular”, com o Prof. Esp. Arnaldo Vieira; e “Sem direitos, ninguém é cidadão”, com a Profa. Luiza de Fátima Amorim Oliveira. E também a palestra “Direitos fundamentais sociais no Estado Democrático de Direito: o caso brasileiro!”, tendo como palestrante o Prof. Jean Carlos Nunes Pereira.

Em bate-papos descontraídos os acadêmicos conheceram membros do JUCA – Diretório Central de Estudantes; a Profa. Isabella Pearce que apresentou o CEDS – Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável da UNDB, os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Curso e por fim, o Curso de Outono (Coimbra-Lisboa), uma parceria entre a UNDB e as Universidades de Coimbra e Lusíada, em Portugal, e ainda o Professor Roberto de Oliveira Almeida, Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, que fez a apresentação do NPJ.

A programação incluiu a apresentação dos projetos de pesquisa: “Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania”, de orientação do Prof. Me. Vail Altarugio Filho; "Fundamentos e Limites Constitucionais do Direito Penal", de orientação do Prof. Cleopas Isaías Santos; e “Liberdade de Cátedra”, “Proibição de retrocesso e Direito à Educação”; e “Os Direitos Fundamentais no Supremo Tribunal Federal”, de participação da aluna Manuela Ithamar Lima.

Ainda nesta edição a Semana acolheu a Aula Magna do Curso, que teve como tema “Manifestações nas ruas: em busca de sentido”, com conferência ministrada pelo Prof. Dr. Ayala Gurgel.

Gurgel é Doutor em Políticas Públicas e desenvolve pesquisas na área de Tanatologia, Bioética e saúde mental, tendo experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Bioética, Tanatologia e Saúde Mental. Participaram ainda os professores: Arnaldo Vieira, Nilvanete Alves e Wilson Bello, e os alunos: Danyell Vilas Boas e Perez Paz.