Acadêmicos de Direito assistem à Sessão Plenária no TJMA

16.03.16

Vinte estudantes do 2º período do curso de Direito da UNDB, alunos do professor João Carlos Cunha Moura, assistiram à Sessão Plenária Jurisdicional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), no último dia 9. A participação dos alunos foi registrada pelo presidente da Corte, desembargador Cleones Carvalho Cunha, que ao longo da sessão, fazia observações acerca dos ritos e julgamentos.

Para os estudantes da cadeira de Sociologia Jurídica, estarem presentes em uma sessão real de julgamentos é ver na prática muito do que é visto na sala de aula, mesmo que no início do curso. "Nos sentimos, também, em sala de aula, porque estamos vendo como de fato funciona o que tanto já falamos lá; mas também, o que ainda não estudamos, quando formos ver, com certeza nos lembraremos deste momento, aqui no Tribunal", comentou Mylane Azevedo Mousinho, uma das alunas.

De acordo com o professor João Carlos Cunha, que é Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça, além de verem o que foi falado em sala de aula, eles têm a oportunidade de entrar em contato com informações e situações que, dificilmente, são vistas em sala de aula.

"Eles conhecem como funciona o 2º Grau, entram em contato com a instituição, que é muito do que estudamos na disciplina, e conseguem visualizar como os julgamentos se dão, em plenário, na prática, e também perceberem que há divergências, outros entendimentos", comentou o professor.

"Essa é uma experiência muito válida, que vamos levar por todo o nosso curso. E vale ressaltar que estamos aqui assistindo, mas o professor está nos guiando, tirando nossas dúvidas e explicando tudo o que acontece", afirmou a estudante Laís Todescatto Kevller.

As sessões plenárias, jurisdicionais ou administrativas, são abertas ao público e podem ser acompanhadas por qualquer interessado.

Com informações do TJMA