A Semana em que as Engenharias dominaram a UNDB

24.10.14

A entrada da UNDB foi tomada por retroescavadeiras e guindastes que nada tinham a ver com reformas, mas com a construção da Semana das Engenharias, evento acadêmico que reuniu palestrantes renomados, promoveu minicursos e visitas técnicas no período de 14 a 22 de setembro. Durante a programação também aconteceu a Feira da Construção, exposição de fabricantes na área de engenharia e construtoras.

Minicursos, visitas técnicas e palestras – Durante a semana foram oferecidos sete minicursos que aliaram a teoria com a prática. Ministrados por renomados profissionais do mercado, os minicursos abordaram temas como tecnologia e dosagem de concreto, gestão de ativos, termografia para manutenção, entre outros. As visitas técnicas foram no total de seis e tiveram por objetivo levar os estudantes para conhecer in loco fábricas, prédios em reforma, centros de distribuição,  além da superestrutura ferroviária na duplicação da estrada de Ferro Carajás e a Unidade Distribuidora da Shell, no Porto do Itaqui.

O professor Esp. Marcus Gusmão– que participou da visita técnica à antiga Fábrica Santa Amélia, no Centro de São Luís, com o propósito de analisar o processo de restauração de edificação histórica – analisa que a visita foi importante para os alunos entenderem a realidade e o dia a dia de uma obra de reforma. “As visitas técnicas funcionam para que os alunos entrem em contato com os profissionais e analisem os aspectos estruturais e técnicos das obras”, explica.

Além dos minicursos e visitas técnicas, a Semana de Engenharia trouxe o Diretor Executivo de Engenharia e Manutenção do Hospital Albert Einstein de São Paulo, George Hebert, para explanar sobre “Lean Thinking e a Carreira do Engenheiro”.
Os engenheiros: Eric Murad, Fernando Lima, Fernando Beckman e Néio Lima palestraram sobre a “Adaptação da Padronização Internacional dos Hotéis Íbis à realidade de São Luís”. Da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/RS), a Profa. Dra. Ariela Torres explicou sobre as “Técnicas de Conservação e Restauro de Estruturas”. E o gerente de planejamento da Galvão Engenharia, Eng. Daniel Crisóstomo, fechou a Semana das Engenharias com a palestra “Construção do Centro Olímpico de Fortaleza”.