A releitura do Termômetro de Kanitz

08.06.16

A produção de conhecimento científico é um dos pilares da formação acadêmica, e para fomentar essa prática o Curso de Ciências Contábeis da UNDB sempre estimula seus alunos e também seus docentes a publicarem artigos em periódicos especializados.

Com esse incentivo os pesquisadores: Prof. Me. João Conrado de Amorim Carvalho e o egresso do curso, Ânderson Fontinele de Souza, tiveram o artigo “A releitura do Termômetro de Kanitz” publicado na RBC – Revista Brasileira de Contabilidade, um dos mais prestigiados periódicos científicos da classe contábil, mantido pelo Conselho Federal de Contabilidade.

O trabalho, publicado na edição 217 do periódico, é fruto de pesquisa para produção de monografia realizada por Anderson e orientada por João Conrado, e rata de uma revisão ao modelo de previsão de solvência criado por Kanitz em 1974 e ainda hoje adotado, apesar dos evidentes sinais de desatualização.

O modelo proposto no artigo não só discute o Termômetro de Kanitz (e o de outros autores), mas também oferece uma alternativa de modelos de previsão de insolvência, atualizado e compatível com qualquer ramo de negócio.

Por tais aspectos, o artigo é de extrema relevância para a classe contábil, para os empresários em geral e para instituições que precisam avaliar o desempenho das empresas. O modelo oferece uma possibilidade dinâmica, rápida, eficiente e segura de entender a performance de um negócio e especular sobre o seu futuro.

Confira abaixo resumo do artigo publicado na Revista Brasileira de Contabilidade