A inteligência artificial a serviço do bom atendimento

11.08.14

A demora para fazer o pedido, mais tempo para receber e efetuar o pagamento. Cena, comum em bares e restaurantes da cidade, poderá ser atenuada com o aplicativo de atendimento ao cliente desenvolvido por pesquisadores da UNDB.  O projeto de pesquisa “Um Sistema Computacional de Automação de Restaurantes” do curso de Sistemas de Informação receberá apoio da FAPEMA para desenvolvimento de aplicativo baseado em inteligência artificial que permitirá aos clientes realizar os pedidos e acompanhar o tempo de espera.

Com a orientação do professor Me. Wener Borges de Sampaio, o objetivo será a construção de um sistema computacional inovador que automatize os pedidos dos restaurantes visando, principalmente, a redução do tempo de atendimento dos clientes. O app funcionará também como uma base de dados para identificar as preferências dos usuários e sugerir cardápios e opções personalizadas.

Segundo Wener se o usuário tiver, por exemplo, problemas de diabetes ou hipertensão o aplicativo vai direcionar pratos específicos. “Vamos utilizar a plataforma android e a inteligência artificial, que é a parte mais interessante e o diferencial do projeto. Serão utilizadas árvores de decisão, aprendizagem de máquina e outras técnicas”, explica. Ele destaca, ainda, que já existem outros sistemas com essa finalidade, contudo, o destaque do projeto da UNDB é o uso da inteligência artificial. O professor complementa que será criado um banco de dados e uma rede social em que os amigos poderão fazer recomendações e indicações de restaurantes.

A proposta está alinhada com o aprimoramento da logística do setor, pois de acordo com pesquisas iniciais foi observado aumento na demanda de usuários desses serviços, o que gerou sobrecarga no atendimento e consequentemente, insatisfação pelo tempo de espera.

Para os clientes a principal característica será a praticidade, pois o pedido será feito em um tablet ou smartphone, por meio de um cardápio ilustrativo. Será disponibilizado o módulo de acompanhamento que informará por SMS o tempo que o pedido levará para ser entregue. Em contrapartida, o estabelecimento ganhará eficiência no atendimento e a comunicação entre os setores será mais rápida.

Além da construção do sistema, a pesquisa promoverá a formação de dois alunos na área de automação de sistemas, possibilitando ainda a publicação de dois artigos científicos em anais de congresso. Os acadêmicos participantes do projeto irão desenvolver habilidades de programação para dispositivo móvel, além de serem incentivados a pesquisar na área de inteligência artificial. O inicio da pesquisa será nesse segundo semestre com o lançamento do edital para que os estudantes interessados possam fazer parte do projeto. O professor do Curso de Sistemas de Informação, Pedro Brandão Neto, acrescenta que os alunos serão selecionados por entrevista e análise curricular.