UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

A força normativa da Constituição

18.02.14

Alunos, professores e coordenadores do Curso de Direito se reuniram no último sábado (15/2) para reler um dos clássicos do direito constitucional “A força normativa da Constituição”, de Konrad Hesse, durante a II Maratona de Leitura.

A obra, que foi traduzida por Gilmar Ferreira Mendes, permite uma análise da relação entre direito e política. De acordo com o Prof. Gabriel Cruz, que coordenou a 2ª edição da Maratona, a importância da releitura desse livro se dá pelo fato de que este serviu como um vetor teórico para vários outros estudiosos do direito moderno, se tornando uma base teórica fundamental para a compreensão e enfrentamento das normas constitucionais do mundo contemporâneo.

“Esse debate foi um momento de poder rediscutir esse livro, principalmente do ponto de vista de outras pessoas, com outras leituras e tentar na medida do possível trazer para a comunidade jurídica a importância da obra de forma mais global e não somente daqueles que empreenderam no mundo acadêmico recentemente”, contou Gabriel Cruz.

Para a aluna Kátia Miranda Garcia, do 2º período – Vespertino, esta foi uma oportunidade para enriquecer o conhecimento, as experiências, as expectativas e também a visão que se tem sobre o assunto, neste caso a Constituição e o constitucionalismo. “Atividades como esta são importantes, pois, chegamos aqui com uma bagagem de conhecimento e saímos ricos, com mais bagagem, mais conhecimento, uma visão maior, mais geral do assunto que foi abordado aqui”, disse ela.   

Vale destacar que ao término das discussões, seguindo a tradição que se iniciou quando da primeira edição do evento, todos os participantes assinam um exemplar da obra com suas percepções sobre o debate, que é doado à Biblioteca da UNDB e pode ser consultado por todos.