UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

A criação da sociedade perfeita e suas consequências

15.04.14

Uma crítica a sociedade atual e como todos são controlados é o pano de fundo do filme “A vila”, um suspense que se passa no final do século XIX e conta a história de uma comunidade que vivia isolada no meio de uma floresta buscando a criação da sociedade perfeita, longe da violência e do medo das cidades.

O filme nos remete a profundas reflexões sociais e este foi o objetivo da Coordenação do Curso Direito ao trazer para discussão, na 36ª edição do Projeto Direito em Cartaz, essa intrigante história.

O debate, que aconteceu no último dia 12/4, contou com as contribuições dos professores: Esp. José Humberto de Oliveira, a Profa. Esp. Maria do Socorro de Carvalho, o Prof. Mestre João Carlos Moura, a Profa. Mestre Amanda Thomé – Coordenadora do Curso de Direito, e os Professores Mestres Arnaldo Vieira e Bruno Azevedo.

Durante a discussão, foram abordados temas como: o movimento transcendentalista, o direito penal visto pela ótica de crimes praticados por doentes mentais, além da rota de fuga que as pessoas procuram dentro do novo modelo de “comunidade” formada por indivíduos que fugindo da violência tem cada vez mais vivendo em condomínios fechados, protegidos por cercas elétricas e portões eletrônicos.

Os personagens do filme escolheram viver naquela condição: isolados do mundo, vivendo na simplicidade da vida, longe da realidade que cada vez mais corrompe o ser humano.