Metodologias ativas - Engenharias

26.10.18

Os alunos de Engenharia tiveram duas aulas bem interessantes.

A primeira aconteceu no último dia 16, em que 8 equipes receberam uma planta de uma casa e tiveram que dimensionar as instalações de água e esgoto da cozinha e banheiro. Depois, apresentaram e explicaram em dimensões reais para o professor e para os períodos do curso de Engenharia Civil.

Já no último dia 24, os alunos apresentaram ao Prof. Eduardo Mendes especificações de uma planta baixa residencial situada em um bairrro da grande São Luís. A equipe elaborou um projeto de instalação elétrica residencial completo.

No projeto elétrico deveria conter:
- Planta baixa de toda a instalação elétrica: pontos de iluminação; interruptores; tomadas; quadro de distribuição; quadro de medição; condutores; eletrodutos; seção dos condutores e dos eletrodutos.

- Quadro de cargas: número de circuitos; tipo do circuito; tensão; locais (sala, quarto...); potência; corrente; número de circuitos agrupados; seção dos condutores e proteção;

-  Diagrama Unifilar: ramal de entrada; quadro de medição; quadro de distribuição e circuitos terminais.

-  Lista de material: lista de todos os elementos inseridos no projeto (luminárias, tomadas, interruptores, caixas, entre outros).

- Legendas: símbolos da planta, como os traços que indicam o caminho dos eletrodos; simbologia de fase, neutro, retorno e proteção, entre outros.