Agora somos CENTRO UNIVERSITÁRIO

18.10.18

No dia 6 de setembro, a Unidade de Ensino Superior Dom Bosco foi credenciada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) como Centro Universitário, passando a ser denominada UNDB – Centro Universitário.

Ao receber a notícia, a Reitora da UNDB, professora Ceres Murad, fez questão de reunir diretores, coordenadores, professores e funcionários para comunicar mais essa conquista e, principalmente, agradecer o empenho e dedicação de todos os envolvidos nesse processo. “É com imensa satisfação e orgulho poder dividir com todos vocês esse título, pois, o sonho de sermos reconhecidos por nossa qualidade de ensino e determinação, chegou", destacou. O Brasil conta com cerca de 2,4 mil IES, 88% particulares. Nesse meio, 7% são centro universitários, universo do qual a UNDB agora faz parte.

Para que essa titulação se tornasse realidade, a UNDB atendeu com execelência a exigências determinadas pelo MEC, com destaque para a qualidade de ensino, a metodologia de vanguarda, os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela comunidade acadêmica, as políticas acadêmicas, a infraestrutura adequada e inovadora, além de um corpo docente qualificado e preparado para os desafios da educação do século XXI.

A Diretora Acadêmica, Graciana Cordeiro, reiterou que “para conquistar o título de centro universitário, a UNDB se preparou ao longo dos seus 16 anos de existência, com a aplicação de projetos de atuação acadêmica focados em metodologias inovadoras, com o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, de pesquisa e de extensão que têm, de fato, impactado positivamente a região em que está inserida”.

Em seu Projeto Pedagógico Institucional, a UNDB atende a todos os requisitos legais definidos pelo instrumento de avaliação e segundo considerações no relatório de avaliação, “a UNDB se estabelece como uma instituição atuante no Estado e pioneira na utilização de metodologias ativas”.

Outra novidade é que, a partir de agora, a instituição possui autonomia universitária, o que proporciona mais agilidade para abertura de novos cursos de graduação de acordo com as demandas de mercado e, principalmente, podendo emitir e registrar os diplomas dos estudantes formados.

O Prof. Arnaldo Vieira, coordenador do curso de Direito, aproveitou a oportunidade para parabenizar a todos os envolvidos nessa conquista, frisando que “o reconhecimento da UNDB enquanto Centro Universitário é a demonstração de que os esforços empreendidos para o aumento da qualidade do ensino e da produção de pesquisa e extensão foram exitosos. Assim, a UNDB se fortalece como uma instituição reconhecida por seu mérito não só pela comunidade atendida, mas também pelo Ministério da Educação”.

O coordenador do curso de Administração, Prof. Fábio Carvalho, também comentou que "o semestre de 2018 está sendo especial para a UNDB, com o seu reconhecimento como Centro Universitário. Isso quer dizer, antes de mais nada, que o MEC reconhece na UNDB um centro de excelência no ensino oferecido. Esse reconhecimento traz mais agilidade para atender melhor as necessidades do atual mercado de trabalho que, cada vez mais dinâmico pelo desenvolvimento tecnológico, altera continuamente o perfil do profissional formado pelas universidades".

UNDB, os melhores universitários se formam aqui.