ENGENHARIA DE SOFTWARE

Mercado de trabalho

O Curso de Engenharia de Software foi pensado de forma a ampliar o campo de atuação de seus egressos. Além dos aspectos técnicos diretamente relacionados ao desenvolvimento de software, o curso busca desenvolver as competências e habilidades relacionadas à gestão, consultoria, pesquisa e empreendedorismo. Assim, o egresso do curso pode atuar como:

  • DESENVOLVEDOR em organizações que produzam software para consumo próprio ou para comercialização;

  • GESTOR em organizações que produzam software para consumo próprio ou para comercialização;

  • CONSULTOR em organizações com programas de melhoria contínua baseados em modelos de qualidade;

  • PESQUISADOR em organizações que desenvolvam pesquisas relacionadas à engenharia de software;

  • EMPREENDEDOR fornecendo softwares na forma de produtos, de projetos ou de serviços

Sobre o curso

A UNDB CENTRO UNIVERSITÁRIO por meio do Bacharelado em Engenharia de Software, pretende formar profissionais com capacidade de atuação num mercado de trabalho sujeito a transformações aceleradas, oferecendo-lhes formação fundamental ampla em computação, formação de empreendedor com significativo enfoque na cidadania e ética garantindo, assim, sua sobrevivência profissional futura, bem como sua participação sinérgica na sociedade.

Essa gama de conhecimento deverá ainda oferecer os subsídios necessários para que, o profissional possa acompanhar a evolução contínua, crescente e acelerada do seu campo de atuação. 

Entre as principais finalidades do curso é assegurar:

I – o conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas;

II – a compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade;

III - a visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento de sua área;

IV – a capacidade de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo;

V – a utilização racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar;

VI – a compreensão das necessidades da contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades;

VII – a capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios e ser capaz de aplicá-lo em circunstâncias apropriadas; e

VIII – a capacidade de atuar em um mundo de trabalho globalizado.

  • Duração: 4,5 anos - 9 semestres
  • Valores para 2019:
    • Integral: R$ 850,00
    • Pontualidade: R$ 765,00
    • Convênio: R$ 722,50
  • Horário: Noturno - 19h às 22h30
  • Obs.: Taxas e Encargos a serem assumidos pelos alunos após vencimento: multa de 2%+1% ao mês
  • Diferenciais
  • Coordenação
  • Corpo Docente
  • Grade Curricular
  • Pesquisa e Extensão
  • Estágio

Grade curricular

  • Cálculo Fundamental 68h
  • Fundamentos em Engenharia de Software 68h
  • Métodos, Técnicas e Pesquisa 68h
  • Lógica e Matemática Discreta 68h
  • Administração Geral 68h
  • Cálculo Diferencial e Integral I 68h
  • Algoritmos e Programação 68h
  • Interação Humano-Computador 68h
  • Arquitetura de Computadores 68h
  • Engenharia de Requisitos 34h
  • Homem, Meio-Ambiente, Cultura e Sociedade 34h
  • Algoritmos e Estrutura de Dados 68h
  • Gerenciamento de Projeto de Software 68h
  • Sistemas Lineares 68h
  • Banco de Dados 68h
  • Psicologia Organizacional 34h
  • Comunicação e Expressão 34h
  • Programação Orientada a Objetos I 68h
  • Redes de Computadores 68h
  • Sistemas Operacionais 68h
  • Probabilidade e Estatística 68h
  • Modelagem de Sistemas 68h
  • Programação Orientada a Objetos II 68h
  • Gestão da Qualidade de Software 68h
  • Pesquisa Operacional 68h
  • Arquitetura de Software 68h
  • Contrato de Software 34h
  • Práticas em Engenharia de Software I 34h
  • Projeto e Análise de Algoritmos 68h
  • Sistemas Distribuídos 68h
  • Simulação e Avaliação de Software 68h
  • Programação Web 68h
  • Direito na Computação 34h
  • Práticas em Engenharia de Software II 34h
  • Programação para Dispositivos Móveis 68h
  • Teoria das Filas e Processos Estocásticos 68h
  • Teste e Manutenção de Software 68h
  • Inteligência Artificial 68h
  • Modelagem de Processos e Negócios 34h
  • Práticas em Engenharia de Software III 34h
  • Sistemas de Apoio à Decisão 68h
  • Programação Avançada para WEB 68h
  • Empreendedorismo e Inovação Digital 68h
  • Segurança e Auditoria em Software 68h
  • Práticas em Engenharia de Software IV 34h
  • Tópicos Contemporâneos em Engenharia de Software I 34h
  • Estágio Supervisionado 150h
  • Trabalho de Conclusão de Curso 68h
  • Mineração de Dados e Aprendizagem de Máquina 68h
  • Programação e Design de Games 68h
  • Práticas em Engenharia de Software V 34h
  • Tópicos Contemporâneos em Engenharia de Software II 34h

*A grade de disciplinas é referente ao semestre vigente e pode sofrer alterações de acordo com a modalidade (EAD, Presencial ou Flex) e unidade escolhida. Para maiores informações entre em contato conosco, os telefones estão disponíveis ciclando aqui.